Angela Roberta Viviani
PALESTRANTE PACTITIONER PNL – Treinadora de Inteligência Emocional – AUTOCONHECIMENTO
O mundo atual tornou-se imprevisível e inseguro devido a pandemia que estamos vivendo e diversos outros fatores que nunca deixaram de existir, deixando no ser humano sequelas emocionais como o medo, a insegurança, ansiedade, e a desconfiança que acabam por atingir a todos, independentemente de classe social. Como se isto não bastasse, outros fatores como o vício pelo uso dos equipamentos eletrônicos, o consumo desenfreado, crenças limitantes, padrões de comportamentos, as avalanches de estímulos oferecidos pela mídia, a família dividida, a comparação, a inferioridade, auto estima baixa, a ausência de diálogos familiares e sociais, dentre outros, também contribuem para o desequilíbrio emocional das pessoas.
Tudo isso exige uma participação ativa das instituições de ensino, enquanto responsáveis pelo ensino como também pelo desenvolvimento emocional e mais ainda, responsáveis pelo desenvolvimento do caráter dos nossos alunos. Por isso, o papel dos professores ultrapassa as habilidades pedagógicas. A inteligência Emocional, o acolhimento e o afeto ganham espaço na função do educador.
O desenvolvimento da Inteligência Emocional na sala de aula, contribuirá para que o aluno decida e escolha “ficar”, “frequentar” essa Instituição de Ensino. Pois é justamente “esse norte” na vida socioemocional que vai fazer dele um ser humano protagonista, seguro, confiante e feliz. A Instituição de Ensino precisa ser vista com uma extensão do lar de cada aluno, onde acolhimento e escuta ativa são praticados durante a vida acadêmica dele. O aluno precisa sentir que ele é importante e único, com suas características individuais valorizadas e exploradas de forma positiva.