system

Pesquisar no site:

NOTICIAS ¬

Salvem o Fies!


Salve o Fies!


Antes de falar sobre o contexto e solicitar ampliação do Fundo de Financiamento Estudantil, devemos reconhecer o quanto o programa é importante e vem contribuindo para a democratização da educação superior brasileira.


O descontentamento em relação ao Fies é de milhares de estudantes que terão que abandonar seus cursos, porque, devido à falta de dinheiro, como alegado pelo governo, os novos contratos para os universitários não aconteceram. Vale ressaltar que o programa proporciona apenas crédito educativo a ser devolvido ao cofre público. 


O Brasil está na metade do caminho para alcançar a meta 12 no Plano Nacional de Educação PNE. Foi feito um esforço coletivo para implantar um sistema eficaz de regulação e supervisão da qualidade do ensino superior brasileiro e as Instituições Particulares aplicaram fortes investimentos em infraestrutura.


Nas Instituições de Ensino do Sistema Ampesc, há jovens que têm esperança de conseguir o financiamento e já acumulam a dívida das três primeiras mensalidades do ano.


O Brasil cresceu em quantidade e na qualidade do ensino, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e de investimentos nos ambientes educacionais. Os ciclos avaliativos trienais, implantados para medir a qualidade do ensino superior, mostram o efeito positivo desses investimentos da livre iniciativa, propulsora do desenvolvimento do sistema privado de ensino.


Esperamos uma revisão em tempo, uma solução. O que não pode acontecer é  estudantes pararem de estudar e haver desperdício pela falta de uso das instalações e laboratórios das IES, que se prepararam para receber esses alunos que esperam realizar o sonho do ensino superior com o empréstimo do Governo Federal. 


Os cortes podem causar também o desemprego de mestres e doutores que se dedicaram para participar efetivamente do crescimento da economia.


Professor sem aluno, não é professor! 


A Pátria Educadora tem que dar mais atenção aos alunos do Fies e o apelo da Ampesc é para que os governantes não deixem esses alunos desamparados desse importante caminho da Educação.


Expedito Michels, Msc.


Presidente Ampesc


 

Av. Pref. Osmar Cunha, 183 | Ceisa Center - Bloco B - Sala 410 | 88015-100 | Centro | Florianópolis/SC | Fone: (48) 3225-2445